Provence

Se você ainda não ouviu falar de Provence, leia esse post até o final, e conheça um pouco mais essa região lindíssima, repleta de belezas naturais e que reúne predicados irresistíveis. 

Sua localização é o sudeste da França, na costa do Mar Mediterrâneo, fazendo também fronteira com a Itália. Por lá, o sol e o céu azul, brilham mais de 300 dias por ano. Seu clima parece ser um dos mais abençoados do mediterrâneo, abrigando vinhedos e cerejeiras exuberantes, oliveiras milenares e flores que só existem por lá. Uma dessas flores é a lavanda, também chamada de “ouro azul”, e considerada marca registrada do lugar, recebendo até mesmo o selo AOC, de Appellation d’Origine Controlée, atribuído aos melhores queijos e vinhos da França. 

Os Rosés de Provence

Provence é uma região vinícola singular e das poucas regiões do planeta onde o vinho rosé é predominante. Os vinhos são conceituados, referência em estilo de vinhos elegantes e com cores bem claras.

É a maior produtora e exportadora de vinhos rosés do planeta, embora produza tintos e brancos, em menor volume.  Os vinhos são tipicamente de cortes, ou seja, elaborados a partir da utilização de duas ou mais variedades de uvas. Nos tintos predominam as castas Syrah, Grenache, Mouvédre, Cinsault e Carignan. Nos brancos destacam-se as variedades Rolle, Ugni Blanc e Clairette.

O grande prestígio da região, advém de seus vinhos rosés encantadores, agradáveis e muito refrescantes, produzidos com arte e dedicação. As colorações típicas são leves, em rosados delicados, que podem evoluir para tons de pêssego, rosa antigo e até mesmo a casca de cebola.

Os vinhos sugerem um estilo de vida alegre e descontraído, sendo ideais para aperitivo, refeições ao ar livre, pratos frios de verão, saladas e petiscos do mar.

O Château Miraval, o La vie en Rose e o Estandon Heritage, são alguns dos muitos rótulos da região, que eu recomendo a você provar.

Château Miraval 

Em Provence iremos encontrar o Château Miraval, cuja história remonta ao século III a.C., mas que teve suas primeiras videiras plantadas no século XIII, após ter sido convertido em monastério. Após isso o Château seguiu seu curso pelo tempo até que, em 1970, o pianista e compositor de Jazz Jacques Loussier, compra a propriedade e a transforma em estúdio de gravação, onde músicos famosos como Pink Floyd e Sting gravariam suas músicas. 

A coisa não parou por ai e em 2011 o casal Brad Pitt e Angelina Jolie, adquirem a propriedade, onde seria celebrada a cerimônia de seu casamento. O preço pago foi de 60 milhões de dólares e, desde então, a vinícola conta com consultoria enológica da família Perrin, uma das mais experientes e competentes famílias produtoras de vinhos franceses

O vinho Miraval Rosé, despontou como símbolo dos vinhos rosés, tendo sido o primeiro deste estilo a figurar na lista dos 100 Melhores Vinhos da Wine Spectator (safra 2012). Seus aromas evidenciam frutas vermelhas frescas, toques minerais e florais. É magnífico!

"Um bom ano", o filme


A paixão por este cantinho francês foi parar também nas telas de cinema, através do filme "Um Bom Ano", baseado no livro de mesmo nome, dirigido por Ridley Scott e que teve em Russell Crowe e Marion Cotillard os seus protagonistas. 

O filme conta a história de Max (Russell Crowe) cuja infância foi marcada pela presença de seu tio (Albert Finney) em uma grande casa cercada pela natureza. Na fase adulta, Max vai embora e se torna um investidor bem-sucedido da bolsa de valores, mas se vê retornando às origens, após a morte do tio e por ser ele também o herdeiro da vinícola da família. Ao retornar, Max resgata memórias de sua infância e se sente atraído pela chance de viver uma nova vida. 

Vale a pena assistir ao filme acompanhando de um dos rosés de Provence.

Se você gostou  da matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, é só me seguir nesse Blog. 

Clique aqui   e até breve!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Palácio dos Papas em Avignon