A Culinária Japonesa

 image

Você já deve ter notado que a culinária japonesa já conquistou o paladar do consumidor brasileiro e já é uma das opções preferidas pelas pessoas.

Restaurantes dessa especialidade se fazem presentes por todos os cantos. A comida, além de muito saborosa é tida, pelo público em geral, como sendo extremamente saudável.  O corpo e a mente agradecem.

E é sempre bom nos reunirmos com amigos, para um almoço ou jantar, onde possamos nos deliciar com sushis, sashimis, temakis ou outras especialidades dessa fantástica culinária.

Mas quando incluímos um bom vinho ou espumante, para acompanhamento e harmonização, ai sim a coisa fica prá lá de boa.

image

No que diz respeito à saúde a culinária japonesa traz muitos benefícios já que seus pratos normalmente são leves e saudáveis, acompanhados de verduras e legumes, carnes leves, saudáveis e ricas em proteínas.

Essa cozinha vem sendo recomendada também na manutenção da saúde física e mental das pessoas porque contém proteínas que auxiliam no fortalecimento dos músculos e na prevenção de doenças.

Outro fator é a inexistência de gordura saturada na composição da maioria dos pratos elaborados, o que faz com que peixes e seus acompanhamentos fiquem mais leves e sejam melhor absorvidos pelo nosso organismo.

Saúde:

image

Salmão é rico em Ômega 3 e traz benefícios como auxílio para melhor concentração, memória, problemas vasculares, depressão, ansiedade, dentre outros.

Acompanhe com vinho e terá um excelente aliado na prevenção de doenças cardíacas.

Algas, pepino, gergelim e gengigre.

image

As algas, presentes nos temakis e sushis, são essenciais para enxugar a gordura do nosso corpo e reforçar o sistema imunológico. O pepino auxilia na redução do inchaço. O gergelim contribui para a remoção das gorduras do nosso corpo e o gengibre, que atua como desintoxicante e ótimo para a digestão.

Harmonização

image

Ainda existe muito preconceito, em especial do público brasileiro, que acredita que comida japonesa só combina com o saquê. Isso por conta de alguns ingredientes que podem complicar a harmonização com o vinho

Porém, desde que tomados pequenos cuidados na harmonização você poderá desfrutar de uma experiência muito bacana.

Algumas recomendações são:

Sashimi:  Por sua estrutura e frescor pede vinhos ou espumantes rosé, embora um branco estruturado com acidez viva também possa sair-se muito bem. Peixes brancos ou frutos do mar, mais leves, porém às vezes com maior teor de gordura, são também excelentes com vinhos e espumantes brancos de alta acidez e frutados.

Sushi: Por sua grande variedade de composição, pede pela versatilidade de um espumante brut ou um vinho branco leve, de bom frescor e frutado.

Frituras: Sendo a base de carnes, utilize vinhos de boa acidez que sejam estruturados, como um chardonnay, ou espumantes e vinhos rosés. Sendo a base de vegetais e frutos do mar, utilize vinhos e espumantes brancos e leves.

Grelhados:  Os elaborados com peixes, frango ou carne de porco, pedem brancos ou espumantes levemente encorpados. Pratos mistos, misturando variedade de carnes, pedem por vinhos rosés ou brancos mais encorpados.

Cozidos: A base de carnes pedem vinhos de boa acidez e bom corpo para fazer frente às diversas texturas e à carne. Um tinto leve ou um rosé estruturado são também boa escolha. Já aqueles elaborados com misturas de peixes, frutos do mar, legumes, cogumelos e tofu, pedem vinhos e espumantes brancos leves ou de médio corpo com bom frescor.

Recomendações gerais:

image

No que diz respeito à  saúde em geral a dica é não abusar do molho shoyu já que ele possui alto índice de sal. Não abuse também do consumo de alimentos fritos ou empanados.

No tocante a harmonização fique atento ao molho shoyu que pode provocar amargor no vinho. Prefira molhos de baixo teor de sal utilizando-os com moderação.

Fique atento também ao wasabi (raiz forte) que interfere com as papilas gustativas atrapalhando na percepção dos sabores do vinho.

Coloque em prática. Aprecie!

Se você gostou  da matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, é só me seguir nesse Blog. 

Clique aqui   e até breve!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Provence

O Palácio dos Papas em Avignon