Postagens

Mostrando postagens de 2023

Romanée-Conti tem nova direção.

Imagem
Aubert de Villaine Em 2022, aos 83 anos, Aubert de Villaine, o homem responsável pela produção de alguns dos vinhos mais espetaculares do mundo, anunciou a sua aposentadoria no Domaine de la Romanée-Conti. Por mais de 50 anos, dedicou-se aos vinhedos, à elaboração dos vinhos, e aos trabalhos burocráticos de uma das vinícolas mais poderosas do mundo, onde é um de dois sócios. Quem o sucedeu na gestão do grupo é o seu sobrinho que há 14 anos já o acompanhava nesse trabalho. Sei que você ficou interessado no assunto, não é mesmo? Então vamos em frente.

Enólogo, sommelier e enófilo.

Imagem
  O que faz o enólogo e o que faz o sommelier, é uma pergunta que muitas das pessoas apreciadoras de vinhos fazem em algum momento das conversas sobre o tema. Eu mesmo, que sou sommelier de vinhos, por inúmeras vezes já recebi o tratamento de enólogo, que embora equivocado é também muito lisonjeiro. No geral, tanto o sommelier quanto o enólogo são profissionais do universo dos vinhos, que contribuem com  conhecimento, dedicação e muito trabalho, de forma a oferecer aos consumidores, produtos e serviços capazes de proporcionar uma experiência única, prazerosa e tudo o mais que se possa apreciar numa agradável taça de vinho.  Eu acredito já ter despertado uma certa curiosidade em você, não é mesmo? Então vamos logo ao ponto, sem delongas, de forma a trazer esclarecimentos. Em tempo, aproveito para agradecer a Adriana Tucci, minha aluna, que gentilmente atendeu ao meu pedido para dar uma idéia de tema para essa postagem, e contribuiu com essa sugestão para lá de boa.

Vinhos e as classificações por envelhecimento

Imagem
Ao  comprar um vinho com as menções Reserva, Gran Reserva ou Reservado, será que você sabe exatamente o que está comprando? Se não sabe, esteja certo que, perguntas como esta, são bem frequentes em minhas aulas sobre vinhos. Outra pergunta que vem sempre a seguir é, "qual seria o tempo de envelhecimento dos vinhos dessas categorias"? A questão é de fato complicada, já que os conceitos, embora tratem de questões relacionadas ao envelhecimento dos vinhos, não indicam claramente ao consumidor, se esse envelhecimento se dá em barricas, em garrafas ou em ambas. Outra dificuldade se dá em relação ao tempo de envelhecimento, que normalmente não tem um período mínimo exigido pelas legislações de cada país, podendo variar de região para região e também entre diferentes produtores. Portanto se há algo de prático que eu possa falar sobre o tema, é que de fato, é complicado.  Buscarei ser mais específico, como forma de orientar você a fazer escolhas mais acertivas.