Enólogo, sommelier e enófilo.
O que faz o enólogo e o que faz o sommelier, é uma pergunta que muitas das pessoas apreciadoras de vinhos fazem em algum momento das conversas sobre o tema. Eu mesmo, que sou sommelier de vinhos, por inúmeras vezes já recebi o tratamento de enólogo, que embora equivocado é também muito lisonjeiro.
No geral, tanto o sommelier quanto o enólogo são profissionais do universo dos vinhos, que contribuem com conhecimento, dedicação e muito trabalho, de forma a oferecer aos consumidores, produtos e serviços capazes de proporcionar uma experiência única, prazerosa e tudo o mais que se possa apreciar numa agradável taça de vinho.
Eu acredito já ter despertado uma certa curiosidade em você, não é mesmo? Então vamos logo ao ponto, sem delongas, de forma a trazer esclarecimentos.
Em tempo, aproveito para agradecer a Adriana Tucci, minha aluna, que gentilmente atendeu ao meu pedido para dar uma idéia de tema para essa postagem, e contribuiu com essa sugestão para lá de boa.
O enólogo:
O enólogo é um profissional que se dedica à produção da uva e a elaboração dos vinhos, considerando as mais diversas e complexas etapas envolvidas. Seu trabalho requer muito conhecimento, técnica e dedicação.
Parte do seu trabalho, está relacionado a produção das uvas, e essa atividade acontece no campo, o que requer profundos conhecimentos em agronomia. Faz parte de suas atribuições escolher os melhores locais para plantio, cultivar as variedades mais adequadas para a produção de vinhos no local escolhido para plantio, escolher métodos de irrigação, acompanhar o crescimento da uva durante todo o ciclo vegetativo da planta e definir o momento ideal para a colheita, dentre outras. Portanto a formação em agronomia é essencial.
Além da formação em agronomia, esse profissional precisa ter especialização também em enologia, já que ele é o responsável por todas as atividades fabris necessárias a transformação da uva em vinho. Ao final da colheita, o enólogo cuida de uma série de processos que começa com a recepção das uvas na vinícola, separação dos bagos (desengace) e fermentação alcoólica das uvas, passando pelas mais diversas etapas, das mais simples às mais complexas, determinando misturas/blends, tempos de amadurecimento e envelhecimento, engarramento, dentre outras.
Como ninguem é de ferro, cabe ao enologo também fazer provas e degustações dos vinhos, durante todo o ciclo produtivo, analisando e identificando características básicas, além de tomar ações necessárias ao atingimento dos padrões de qualidade desejados.
De certa forma, são relativamente poucas as universidades de enologia espalhadas pelo mundo. A maior parte delas e, normalmente de mais prestigio, estão localizadas na Europa, em paises tradicionais como França, Itália, Portugal e Espanha. Na América do Sul, temos faculdades em Mendoza/Argentina e no Rio Grande do Sul/Brasil. No Brasil existe ainda algumas instituições que oferecem cursos de tecnólogo e técnico em enologia, nas regiões de Bento Gonçalves e Pelotas (Rio Grande do Sul), Petrolina (Pernambuco) e São Roque (São Paulo).
Portanto, o enólogo é o profissional que produz a uva e o vinho.
O sommelier:
O sommelier, por sua vez, é o profissional responsável por todas as atividades relacionadas ao serviço do vinho. É ele quem elabora a carta de vinhos, harmoniza vinho e comida, faz as escolhas dos vinhos mais adequados ao estabelecimento de acordo com os pratos oferecidos, é um especialista no serviço à mesa iniciando nas sugestões aos clientes, passando pela abertura da garrafa e servir o vinho na taça, cuida da gestão dos estoques, climatização das bebidas, limpeza das taças, treinamento da equipe, dentre outras atividades.
A profissão requer, além da especialização em vinhos, também bons conhecimentos em gastronomia, o que exige aperfeiçoamento constante.
Dentre as suas atribuições estão ainda as funções de gerir os estoques, prospectar produtos, acondicionar os vinhos na adega, treinar a equipe e organizar todo o espaço.
O sommelier exerce atividades em hotéis, lojas de vinho, importadoras, supermercados, vinícolas, cruzeiros marítimos, e especialmente nos restaurantes, além de promover eventos e ministrar cursos e treinamentos em instituições variadas. A profissão está regulamentada no Brasil desde 2012.
Portanto, o sommelier é o responsável por tudo o que diz respeito ao serviço do vinho e não à sua produção.
O enófilo:
O enófilo é você! Gostou disso? Não se trata de uma profissão, mas é um termo que designa, de certa forma, a pessoa que tem interesse no assunto, que tem prazer em falar sobre vinhos, busca conhecer sempre mais sobre o tema e gosta de tomar vinhos. Buscam sempre que possível participar de feiras, eventos e workshops, pelo puro prazer em degustar vinhos e aprender mais sobre eles. Um belo hobbie!
Saiba que tanto o enólogo como o sommelier são enófilos também. E você, se ainda não sabia, pode incluir esse título no seu curriculum também. Parabéns!!
Se você gostou dessa matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, Clique aqui e me siga aqui no Blog.
Até breve!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por opinar e participar deste blog.