Romanée-Conti tem nova direção.

Aubert de Villaine

Em 2022, aos 83 anos, Aubert de Villaine, o homem responsável pela produção de alguns dos vinhos mais espetaculares do mundo, anunciou a sua aposentadoria no Domaine de la Romanée-Conti.

Por mais de 50 anos, dedicou-se aos vinhedos, à elaboração dos vinhos, e aos trabalhos burocráticos de uma das vinícolas mais poderosas do mundo, onde é um de dois sócios. Quem o sucedeu na gestão do grupo é o seu sobrinho que há 14 anos já o acompanhava nesse trabalho.

Sei que você ficou interessado no assunto, não é mesmo? Então vamos em frente.

De Villaine cresceu em uma fazenda de gado, atividade principal da família por muitos anos e, ainda jovem, trabalhou nos EUA em importadoras. Surgiu daí o seu interesse pelo vinho. Ele, resolve então, retornar à Borgonha e estudar enologia, indo a seguir trabalhar na propriedade, que desde 1911 já pertencia à sua família. Vale aqui mencionar que o primeiro terreno já havia sido adquirido por um parente, em 1869.

A Jornada.

Em 1974 ele inícia como codiretor no Domaine de la Romanée-Conti. Tem início a implantação da agricultura orgânica e também os conceitos da biodinâmica. 

Juntamente com o enólogo Bernard Noblet, busca combinar o melhor da modernidade com a tradição. 

Aprimora o processo para eliminar uvas ruins, investe em novos barris de carvalho para envelhecimento dos vinhos, praticamente abondana o desengace dos cachos, utiliza leveduras nativas e envelhece os vinhos sobre as borras, por longos períodos. 

Vinhos ícones da Borgonha.

Os vinhos do Domaine de la Romanée-Conti estão entre os mais desejados e caros do mundo, sendo que hoje muitos dos grandes vinhos da Borgonha, feitos por outros produtores, seguem a filosofia de Aubert de Villaine.

Em sua trajetória empenhou-se ainda, na campanha junto à UNESCO, para tornar os Climats da Borgonha um tesouro cultural mundial, tamanha era a sua confiança no que se produzia naquela região.

Por tudo isso, o nosso muito obrigado e votos de um bom e merecido descanso, apreciando os mais seletos vinhos do mundo, é claro!!

Se você gostou dessa matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, me siga aqui no Blog.

Clique aqui e até breve!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Provence

O Palácio dos Papas em Avignon