Climatizadoras
Você que é apaixonado por vinhos e procura sempre tê-los à mão, seja para o seu dia a dia, ou para as demais ocasiões, já deve ter-se perguntado se o uso de uma climatizadora poderia ajudá-lo de alguma forma, não é mesmo? Pois hoje nós vamos falar um pouco sobre isso.
De início você precisa saber que, se a quantidade de vinhos que você mantem em sua casa ou escritório não é tão grande, a climatizadora pode não ser assim tão necessária. Porém ela será sempre um diferencial para seus vinhos e para seus momentos de prazer, além de que, cada vez mais, os modelos de climatizadoras vem sendo projetados para servirem também como peças de decoração no seu ambiente.
Vamos aos principais aspectos a serem considerados na escolha da climatizadora mais adequada às suas necessidades.
Para que serve a climatizadora
Elas tem duas finalidades básicas: A primeira é manter os vinhos na temperatura ideal, e aqui cabe lembrar que tintos, brancos e espumantes devem ser mantidos em temperaturas distintas (vide matéria onde falo sobre a Temperatura dos Vinhos, aqui mesmo no Blog).
A segunda é a da conservação. Vinhos mantidos em temperaturas adequadas terão maior longevidade.
O Valor dos Vinhos

Muitas vezes julgamos que a climatizadora é algo supérfluo e que podemos dar um jeito rápido para colocar um vinho no ponto de consumo, seja deixando-o na geladeira ou num balde de gelo, seja passando-o rapidamente pelo freezer para acelerar o processo de refrigeração.
Isso é possível mas mas a brusca variação na temperatura afeta negativamente o vinho. Pense ainda que você pode ter em sua adega vinhos que podem custar mais caro que o preço da climatizadora. Esses vinhos merecem um tratamento diferenciado, não é mesmo? Sem um armazenamento em condições adequadas você poderá ter uma desagradável surpresa ao abrir a garrafa.
A Capacidade ou Tamanho da climatizadora

Atualmente existem modelos dos mais diversos portes mas recomendo que você não compre um modelo pequeno, a não ser que seja para manter algumas poucas garrafas em seu escritório. Sugiro um modelo com capacidade não inferior a 24 garrafas. O ideal seria um modelo com capacidade para 32 garrafas.
O motivo é que modelos com capacidade superior a 24 garrafas contam com compartimentos com temperaturas diferenciadas para tintos e brancos/espumantes. Isso é um grande diferencial, além de dar mais comodidade
De início você pode até pensar que 24 ou 32 garrafas seja um exagero mas com o tempo você irá notar que um modelo pequeno não será mais suficiente e não restará outra solução que descartá-lo.
Fabricantes e marcas
Procure escolher um modelo de um fabricante conceituado no mercado e que tenha também uma rede de assistência técnica que possa atendê-lo rapidamente numa eventual necessidade de reparo. Pense que o equipamento pode dar problemas e que você não pode ficar na mão.
Sistemas de Refrigeração
Este é um dos aspectos mais importantes a serem considerados na escolha e neste ponto você não pode errar. Leia atentamente as especificações do fabricante antes de tomar a decisão de compra.
Existe no mercado basicamente dois tipos de sistemas de refrigeração sendo: por compressor ou por por troca de calor (termoelétrico).
No sistema de refrigeração por compressor observe se o mesmo é de baixa vibração, pois o barulho pode incomodar bastante e também a vibração excessiva pode prejudicar os vinhos. Esse tipo de sistema tem a vantagem de ser mais eficiente na manutenção da temperatura dos vinhos, em especial nos períodos de mais quentes do ano.
No sistema por troca de calor a vibração pode ser menor mas muita atenção na escolha já que diversas marcas que se utilizam desse sistema foram desenvolvidos para países de climas temperados onde a temperatura máxima não passa dos 25°C.
O problema desse tipo de sistema é que ele tenta ajustar a temperatura interna, que normalmente fica entre 8°C e 18°C, para o ambiente externo, que no caso pode ser bem superior aos 25°C. Nessa situação a climatizadora acaba perdendo em eficiência.
Outros aspectos a considerar
Escolha um modelo que tenha mostradores digitais na parte externa ou que sendo na parte interna seja de fácil visualização. Com isso você não precisará ficar abrindo a porta para realizar ajustes.
Procure modelos que tenham portas com vidros especiais. Isso irá proteger seus vinhos da luminosidade. É legal ter também alarmes que possam avisar você em casos de interrupção de energia ou portas abertas.
Verifique sempre o espaço interno que é onde você irá armazenar os vinhos e escolha um modelo que tenha gavetas basculantes. Elas permitem puxar os vinhos para fora sem a necessidade de ficar mexendo nas garrafas. Pode parecer excesso mas ajuda a evitar que garrafas e rótulos sejam danificados quando da escolha do vinho.
Bem, acho que você já tem bastante informação para auxiliá-lo na escolha da sua climatizadora. Agora vá em frente, me fale se precisar de alguma outra informação ou ajuda na escolha do fabricante ou modelo..
Se você gostou da matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, é só me seguir nesse Blog.
Clique aqui e até breve!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por opinar e participar deste blog.