O Vinho e a Saúde

 image

Quatro séculos antes de Cristo, Hipocrátes, pai da medicina, já fazia citações sobre as propriedades medicinais do vinho. Dois séculos mais tarde Claudio Galeno também o indicava para o tratamento de afecções diversas.

Mas o importante para você que gosta de vinhos é saber que, além de agradável, o vinho é uma bebida extremamente saudável e que apresenta uma série de benefícios à saúde. A lista dos benefícios é extensa, porém para usufruir desses benefícios é preciso que haja regularidade no consumo, moderação e inexistência de contraindicações de ordem médica. 

Para iniciar você deve evitar ingerir mais do que três taças ao dia e procure associar o consumo a hábitos saudáveis de alimentação. Os alimentos retardam a absorção da bebida, auxiliam na metabolização do álcool, e o vinho, com sua riqueza de aromas e sabores, realça o sabor da comida valorizando muito o prato.

Outro aspecto favorável é que o teor alcoólico do vinho é bem inferior ao dos destilados. Os apreciadores de vinhos normalmente fazem da bebida um uso moderado e saudável, estando raramente ligados ao alcoolismo.

Você já deve ter reparado nas sensações provocadas pelo vinho como ligeira melhora no raciocínio, tranquilidade e relaxamento, perda da timidez e maior facilidade de argumentação. Isso é bom, não é mesmo?

Mas vamos falar um pouco dos componentes, presentes na uva e consequentemente nos vinhos, que são os responsáveis pelos benefícios dos quais estou falando.

Resveratrol e outros componentes

image

Resveratrol: um dos principais componentes das uvas tintas, e que é produzido naturalmente pela planta para proteger os cachos dos fungos e da umidade. 

Estudos realizados nas mais diversas partes do mundo demonstram ser este um importante componente para combater a formação de placas de gorduras nas células, sendo antioxidante, reconstituinte, antivirótico, antibacteriano, previne males decorrentes do envelhecimento, diminui a incidência de demência, entre outras.

Ácidos orgânicos: ácidos como o tartárico, málico, cítrico e lático que estimulam a pepsina, uma enzima digestiva, auxiliando na ação digestiva dos alimentos.

Taninos: com forte presença nas uvas tintas, auxilia nos movimentos de contração do estomago exercendo ação antibiótica sobre diversos tipos de bactérias. 

Antocianinas: são pigmentos vermelhos muito difundidos da natureza e presentes nas uvas tintas atuam como antí-histamínicos, anti-inflamatórios, protetores vasculares e redutores dos radicais livres.

Flavonóides: são compostos fenólicos (pigmentos amarelos), presentes na película das uvas tintas, que exercem grande poder nas funções nutricionais, como antioxidante e anti-inflamatório.

O Paradoxo Francês 

image

Trata-se de um estudo revisionista, elaborado pelo cientista francês Serge Renaud na década de 1990. Apresentava os resultados de um estudo epidemiológico feito mundialmente demonstrando que, embora os franceses ingerissem tanta gordura como os americanos, o número de mortes por doenças coronárias era 2,5 vezes menor na França do que nos EUA. 

O estudo também indicava que um consumo maior de vinho correspondia a uma taxa de mortalidade menor por doenças cardíacas. As doenças vasculares são relativamente raras na França, Portugal e Itália, ao passo que é bem mais freqüente nos países escandinavos e nos EUA.

Fato é que passados mais de 20 anos, várias centenas de pesquisas confirmaram os dados do “Paradoxo Francês”. Inúmeros estudos explicam os mecanismos pelos quais essa proteção acontece e evidenciam outros efeitos favoráveis do vinho, como o aumento da longevidade, a proteção dos sistemas nervoso e cardio-circulatório.

Com tantos benefícios só me resta fazer um brinde à saúde e ir correndo beber minha taça de vinho. Mas antes vou deixar um filme bem interessante e divertido para vocês que trata dos Benefícios do Vinho..


Se você gostou  da matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, é só me seguir nesse Blog. 

Clique aqui   e até breve!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Provence

O Palácio dos Papas em Avignon