Moscatéis em festa no Brasil!
Farroupilha é um município brasileiro, do estado do Rio Grande do Sul, cuja área é de 359,3 km². Está localizado na região metropolitana da Serra Gaúcha, distante 110 km da capital do estado, Porto Alegre. É a terceira maior cidade da região com população estimada de 70 mil habitantes.
De sua economia constam o polo coureiro-calçadista, é a capital nacional da malha, a maior produtora de kiwi e de uva moscato em nosso país.
Sua economia é diversificada contando com redes de lojas de móveis e eletrodomésticos, metalurgia, papéis e papelão, indústrias têxteis, indústria e comércio de ferragens, dentre outros.
Mas o motivo de toda essa festa é que Farroupilha acabou de receber, no último dia 14/07/2015, a concessão do registro de Indicação Geográfica Farroupilha para vinhos finos moscatéis.
Temos, enfim, mais um bom motivo para comemorar bastante. Show!!

A publicação foi feita pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Em 2005, com a criação da AFAVIN (Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados) iniciou-se as atividades para o reconhecimento, sendo que há cerca de um ano foi protocolado, pela mesma AFAVIN, o pedido para reconhecimento da IP.
Com a IP Farroupilha, o Brasil passa a ter cinco Indicações Geográficas de Vinhos Finos, sendo elas:
- IP Vale dos Vinhedos (2002, tornando se DO em 2012)
- IP Pinto Bandeira (2010)
- IP Altos Montes (2012)
- IP Monte Belo (2013)
- IP Farroupilha (2015)
O processo formal de reconhecimento exigiu detalhado dossiê com a delimitação geográfica, a caracterização da vitivinicultura (vinhedos e vinícolas), a descrição dos processos de produção, as características de qualidade química e sensorial dos vinhos, incluindo a comprovação do renome da região como produtora de vinhos moscatéis finos.
No projeto, constou também a formulação do Regulamento de Uso da IP, estabelecendo os processos de produção exclusivos e obrigatórios, bem como do Sistema de Controle para a qualificação dos vinhos com o qualificativo da IP.

A obtenção da IP é recebida pela associação de produtores farroupilhense como uma grande conquista. Segundo seu presidente, João Carlos Taffarel, o reconhecimento da IP Farroupilha coroa um trabalho de longo prazo que vem sendo desenvolvido para o fortalecimento da cadeia vitivinícola da região e auxilia na valorização dos vinhos e espumantes farroupilhenses.
Para poder introduzir no mercado vinhos com a IP Farroupilha, além de estarem na área delimitada, os produtores deverão atender aos criteriosos processos de produção e de elaboração dos vinhos segundo o estabelecido no Regulamento de uso desenvolvido especialmente para os vinhos da IP Farroupilha.
A entrega oficial do certificado de registro à Afavin e produtores, pelo INPI, ocorrerá em solenidade, no município de Farroupilha, na última semana de outubro de 2015.
De fato temos que comemorar porque os produtos passam a ser mais valorizados, tanto no mercado interno como também no exterior. Isso é ótimo já que ao final das contas quem ganha mesmo é o consumidor final que passa a receber, cada vez mais, produtos elaborados tendo processos e controles de qualidade mais rigorosos. É o Brasil chegando lá!
Se você gostou da matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, é só me seguir nesse Blog.
Clique aqui e até breve!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por opinar e participar deste blog.