Harmonizando a Feijoada

 image

Quem não gosta de uma suculenta feijoada, não é mesmo? Seja ela elaborada à moda tradicional, vegetariana, light ou com frutos do mar, sempre vai ser muito bem recebida à mesa.

Mas embora a feijoada seja conhecida como um dos pratos típicos mais conhecidos e populares da culinária brasileira a sua origem é Europeia onde era conhecida como cozido

Dentre os nomes mais comuns, temos: Na culinária francesa é conhecida como cassoulet, na culinária espanhola, como cozido madrilenho e na cozinha Italiana, casseruola

Ao que tudo indica a feijoada brasileira foi adaptada do cozido europeu só que com o uso do feijão preto. Com o passar do tempo foram sendo adicionados ou substituídos alguns dos componentes e hoje ela é basicamente composta de feijão preto, pertences do porco, linguiça, farinha e com acompanhamento de verduras e legumes.

Mas o que você acha de harmonizar esse comidão com um bom espumante brut? Isso mesmo. Um espumante brut harmoniza maravilhosamente bem com um prato como esse. 

Achou estranho? Vou explicar.

image

Asseguro a você que combina muito bem. O motivo é que a feijoada, e aqui vamos focar um pouco mais na feijoada tradicional, que é um prato rico em gorduras e que nos dá uma sensação táctil que envolve toda a boca, encontrará no espumante a acidez que é um fator determinante para uma boa harmonização. A acidez do espumante irá atenuar a gordura e dar um toque sutil no sabor. Ao mesmo tempo que a acidez da bebida vai estar limpando suas papilas durante a refeição ela facilitará também a digestão. 

Um outro aspecto importante, e sem querer aqui desprestigiar a cerveja, que entendo ser a bebida preferida dos brasileiros e que quase sempre acompanha esse prato, é que a combinação feijoada-espumante nos dá uma sensação de peso pós-refeição muito menor do que a combinação feijoada-cerveja.

Sempre que faço essa sugestão de harmonização vejo algumas pessoas ficaram um pouco desconfiadas e apreensivas mas, quando se permitem provar, sempre acabam repetindo. 

Faça você também a experiência até mesmo porque você já segue esse princípio de harmonização em situações semelhantes. Talvez somente ainda não tenha pensado no espumante. 

Quer ver?

image

Já percebeu que você utiliza a laranja como acompanhamento para a feijoada? Provavelmente você diria que é para facilitar a digestão, não é mesmo? E isso ocorre porque a acidez, também presente na laranja, irá atenuar os efeitos da gordura. Esse é o princípio de uma harmonização por contraste, que nada mais é do que juntar comida e bebida, que tenham características distintas, (gordura na comida e acidez na bebida, por exemplo), possibilitando um resultado melhor do que se estivessem separados.

Não esqueça também que fazemos uso intensivo do limão, tanto na culinária caseira, comercial ou em churrascos. Isso para acentuar sabores e atenuar a gordura de inúmeros pratos. Dentre eles temos a costelinha de porco grelhada, o salmão grelhado, a costela de boi e o cupim assados, dentre outros. O princípio é o mesmo.

image

Faça você também a prova e se surpreenda com os resultados. Não esqueça que o importante é que o espumante seja Brut. Uma bebida doce ou meio doce não acompanharia adequadamente um prato salgado como esse.

Aproveito e deixo aqui uma dica de espumante para sua harmonização. Prove o espumante francês Veuve Du Vernay Brut. Excelente produto e melhor custo benefício do mercado. O preço bate diversos espumantes nacionais de mesma categoria.

Se você gostou  da matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, é só me seguir nesse Blog. 

Clique aqui   e até breve!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Provence

O Palácio dos Papas em Avignon