Vinhos de Bordeaux
Quais seriam os melhores vinhos de Bordeaux, muito provavelmente a melhor e mais importante região produtora de vinhos da França e do Planeta? Os vinhos que ficam na Margem Esquerda ou na Margem Direita em relação aos rios que cortam a região?
Na verdade, a resposta mais adequada não seria exatamente, melhor ou pior, já que ambas as regiões são produtoras de vinhos espetaculares e caros. A questão aqui acaba sendo mais relacionada aos diferentes estilos dos vinhos do que da qualidade propriamente dita.
Margem esquerda
Château Mouton-Rothschild
A Margem Esquerda é o local de morada dos Premiers Crus Classés da classificação de 1855 e na qual as regiões mais distintas são Pauillac, Saint-Julien e Margaux. Os vinhos mostram um frutado mais contido, de frutas mais vermelhas, evidenciando mais acidez e taninos macios, mas com textura mais granulada.
Nesse, que é o lado do rio Garonne, predomina o uso da casta Cabernet Sauvignon dentro do corte bordalês. Vinhos ícones dessa margem são o Chateau Lafite, Latour, Margaux, Mouton-Rothschild e Haut-Brion, embora existam muitos outros.
Margem direita
A margem direita, local de vinhos também extraordinários, na qual as regiões mais distintas são Saint-Émilion e Pomerol. Os vinhos mostram frutas mais negras, com notas de dulçor e madurez mais evidentes, além de taninos e textura mais fina e sedosa.
Nesse, que é o lado do rio Dordogne, predomina o uso da casta Merlot, seguida de Cabernet Franc, dentro do mesmo corte bordalês. Vinhos ícones dessa região são o Chateau Cheval Blanc e o Pétrus, embora também existam muitos outros.
Sutilezas dos vinhos
Seja de um lado, seja de outro, os vinhos são sempre distintos e caros.
Se você gostou da matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, é só me seguir nesse Blog.
Clique aqui e até breve!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por opinar e participar deste blog.