14 de abril, Dia Mundial da Tannat
No dia 14 de abril se comemora o Dia Mundial da Tannat. A data é em homenagem a uva e ao produtor Pascual Harriague, considerado o pai da viticultura uruguaia, falecido neste mesmo dia, em 1894.
Em 1870, Harriague levou essa variedade, da região francesa de Madiran, Sudoeste da França, para os solos arenosos e pedregosos de Maldonado, no Uruguai.
O nome Tannat deriva do dialeto Tané do Béarn, que significa “colorido como o tan”, em referência à cor escura das uvas e também possivelmente ao seu alto teor de tanino.
O Terroir
A facilidade de adaptação ao solo, ao clima e à localização geográfica privilegiada, possbilitaram ao Uruguai, produzir, com essa casta, vinhos de alta qualidade e, na atualidade, em maior volume do que a própria França. A uva, tornou-se tão popular e emblemática no Uruguai, que adquiriu características próprias.
Seus vinhos são normalmente potentes, de bom teor alcoólico, acidez elevada e adstrigentes. Outra característica, decorrente da alta concentração de taninos, é a sua riqueza em resveratrol, um polifenol com propriedades antioxidantes, de grande benefício à saúde das pessoas, segundo fontes ligadas a área médica.
Além da França e do Uruguai, alguns outros paises como Brasil, Argentina, Estados Unidos e Chile, também fazem vinhos com essa uva. Alguns outros paises, embora em menor volume, como Itália, Austrália e África do Sul são outros que a cultivam. No Uruguai, a região de Canelones, é o grande destaque do país quando o assunto é a Tannat. Sugiro provar alguns dos vinhos de lá.
Então, um brinde a Tannat!!
Se você gostou da matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, é só me seguir nesse Blog.
Clique aqui e até breve!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por opinar e participar deste blog.