Postagens

Mostrando postagens de 2021

Sicília

Imagem
  Hoje vamos falar da Sicília, considerada uma das mais completas e fascinantes regiões da Itália. É a maior ilha do Mediterrâneo e também a maior região italiana. Sua populaçao é de 5 milhões de habitantes que compartilham uma área territorial de 25.711 km². Mas não se engane que a coisa não para por ai. A Sicília abriga o Etna, que é o maior vulcão da Europa. Seu parlamento é o mais antigo do mundo, no qual a primeira assembléia data de 1097. A ilha, já foi  politicamente  independente  do continente por aproximadamente 750 anos (1071 até 1816). Para concluir,  tem ainda o  Vale dos Templos, e suas ruínas  bem conservadas de 7 templos gregos monumentais em estilo dórico, os mosaicos bizantinos da Cappella Palatina e que foi a antiga capela real na capital. Estes são alguns dos muitos pontos turísticos do lugar. Localização: O clima é bem quente e a região é cercada por três mares. O Tirreno, ao norte, o Jônico à leste, e o Mediterrâneo, à oeste e ao ...

Vinhos de Bordeaux

Imagem
Quais seriam os melhores vinhos de Bordeaux, muito provavelmente a melhor e mais importante região produtora de vinhos da França e do Planeta? Os vinhos que ficam na Margem Esquerda ou na Margem Direita em relação aos rios que cortam a região?  Na verdade, a resposta mais adequada não seria exatamente, melhor ou pior, já que ambas as regiões são produtoras de vinhos espetaculares e caros. A questão aqui acaba sendo mais relacionada aos diferentes estilos dos vinhos do que da qualidade propriamente dita. 

Provence

Imagem
Se você ainda não ouviu falar de Provence, leia esse post até o final, e conheça um pouco mais essa região lindíssima, repleta de belezas naturais e que reúne predicados irresistíveis.  Sua localização é o sudeste da França, na costa do Mar Mediterrâneo, fazendo também fronteira com a Itália.  Por lá, o sol e o céu azul, brilham mais de 300 dias por ano. Seu clima parece ser um dos mais abençoados do mediterrâneo, abrigando vinhedos e cerejeiras exuberantes, oliveiras milenares e flores que só existem por lá. Uma dessas flores é a lavanda , também chamada de “ouro azul”, e considerada marca registrada do lugar, recebendo até mesmo o selo AOC, de Appellation d’Origine Controlée, atribuído aos melhores queijos e vinhos da França.  

Kloster Eberbach

Imagem
Hoje vou falar, para você, sobre o Mosteiro de Eberbach, uma antiga abadia cisterciense nas proximidades de Eltville, em Rheingau, Alemanha. C riado em 1136, por monges cisterciences, já foi a maior vinícola do mundo, e ainda produz vinhos.  Abriga também um hotel, um museu, um centro de degustações de vinhos e, fi cou mundialmente famoso, após ser palco da filmagem de parte do filme “O nome da Rosa”. Contudo, para você compreender o motivo dessa mistura de vinhos, e mosteiros, é preciso viajar um pouco no tempo e entender o importante papel que desempenhou a Igreja Católica durante o período medieval.

O Palácio dos Papas em Avignon

Imagem
Imagino que você já deva ter ouvido falar em Châteauneuf-du-Pape , certo? Se já ouviu falar do vinho mas ainda não conhece o significado do nome e nem a sua origem, saiba que chegou o tempo de saber. Châteauneuf-du-Pape é uma das mais famosas denominações de origem do Sul da França. Esta localizada no Sul Méridionales, em Côtes du Rhône. É o nome da região, da denominação de origem (AOC) e também o nome do vinho.   A  denominação  Châteauneuf-du-Pape , entrou para a história da humanidade, por ter sido parte do Cisma Papal de Avignon que abalou sobremaneira a Igreja Católica durante o século XIV.

Vale do Loire, o "Jardin de France"

Imagem
  O Rio Loire Se a palavra "rio", em francês, é feminina (la rivière), o Loire (la Loire) é o mais feminino deles, possuindo delicadeza, beleza e elegância em toda a extensão do seu vale, repleto de lindas paisagens, com inúmeros castelos e vinhedos, justificando o título de Jardin de France ou o Vale dos Reis. O Vale do Loire é banhado pelo rio loire, o maior da França com cerca de 1000 km de extensão, tendo sua nascente na cadeia montanhosa de Cévennes, no Sul da França, onde é alimentado pelas neves do degelo. Daí c orre em direção ao norte, passando pelo centro do país e ao lado da Borgonha, fazendo então uma curva a oeste, próximo a cidade de Orleans, indo em direção ao Oceano Atlântico.