Postagens

Mostrando postagens de 2022

Um Tannat paulistano

Imagem
Você que gosta de vinhos precisa saber que na cidade de São Paulo, mais especificamente no Bairro da Penha de França, numa pequena mas charmosa e aconchegante instalação, encontramos a Vinícola Lucano, um empreendimento familiar que tem raízes na Lucânia, no Sul da Itália e que  iniciou as operações em setembro de 1987, tendo à frente os irmãos Rocco e Giovanni, físicos de profissão. É a única vinícola produzindo vinhos na capital de São Paulo.

14 de abril, Dia Mundial da Tannat

Imagem
No dia 14 de abril se comemora o Dia Mundial da Tannat . A data é em homenagem a uva e ao produtor Pascual Harriague, considerado o pai da viticultura uruguaia, falecido neste mesmo dia, em 1894.  Em 1870, Harriague levou essa variedade, da região francesa de Madiran, Sudoeste da França, para os solos arenosos e pedregosos de Maldonado, no Uruguai.  O nome Tannat deriva do dialeto Tané do Béarn, que significa “colorido como o tan”, em referência à cor escura das uvas e também possivelmente ao seu alto teor de tanino. 

Vinho e comida

Imagem
  Técnicas básicas de compatibilização:    Quem aprecia vinhos sabe que vinho e comida são parceiros inseparáveis, estando sempre presentes em qualquer ocasião, em especial, quando a companhia é boa e o prato super saboroso. Aí, nem se fala! E é nesse ponto que começam a surgir algumas questões, normalmente relacionadas a preocupações com o resultado dessa combinação. As mais comuns e que, normalmente me são trazidas por alunos, são: Devo comprar um vinho branco ou tinto? De que uva e país deve ser? Será que esse vinho não é muito forte para o prato que vou fazer? E por ai, vai... Porém, para tranquilizar você, digo que a vida fica mais fácil quando damos maior foco no prato do que na escolha do vinho. Isso porque é o prato que irá determinar o vinho e não o contrário. Sugiro a você pensar, primeiro no ingrediente básico, nos componentes que serão utilizados e também no método de preparo. Lembre que é para essa "noiva",  que é a comida, que você irá procurar um "mari...

Arquitetura e vinhos

Imagem
Cote Rocheuse Winery Você, que é apreciador de vinhos, sabe bem que o propósito de toda vinícola é fazer vinhos,  para que nós consumidores, possamos comprá-los e prová-los. E é  por meio da execução sistemática e controlada de uma série de processos e atividades que a vinícola irá transformar as uvas em vinhos.  Mas, como é da natureza do ser humano, unir o útil ao agradável, e se possível gastando pouco, não seria nada mal você poder provar os vinhos e poder apreciar a  beleza e a estética do conjunto arquitetônico da vinícola. Isso certamente seria um diferencial, até mesmo como  fonte de inspiração. É claro que isso tudo tem um custo para os produtores, porém o retorno é quase sempre certo, já que além de evidenciar a marca, também irá  atrair visitantes durante o ano  todo , implicando em maior prestigio e mais receitas financeiras. Se é assim, por que não investir nisso também, não é mesmo?

Iniciando nos vinhos

Imagem
Esse artigo foi escrito para pessoas que apreciam vinhos mas ainda não se sentem totalmente à vontade para fazer suas escolhas, seja na carta de um restaurante ou numa loja de vinhos. Ficam, por vezes, desconcertadas quando se encontram em situações nas quais são convidadas a expressar sua opinião a respeito do rótulo que estão bebendo. Para essas pessoas, e talvez você esteja dentre elas, eu quero dizer que todo começo é assim mesmo. Portanto, procure ficar mais à vontade para tomar seus vinhos e brinque um pouco com as sutilezas que saem da taça. Por fim, torne esse momento o mais prazeroso e descontraído possível. Começando:     Aproveite a ocasião e faça dela um momento de prazer e aprendizagem. Divirta-se com o que sai da taça e não se sinta obrigado a sentir as mesmas características aromáticas que as demais pessoas possam estar mencionando. Pense que as pessoas podem estar errados ou exagerando para tentar te impressionar, não é mesmo? rsrs.  Seja humilde e não ten...