Um Tannat paulistano

Você que gosta de vinhos precisa saber que na cidade de São Paulo, mais especificamente no Bairro da Penha de França, numa pequena mas charmosa e aconchegante instalação, encontramos a Vinícola Lucano, um empreendimento familiar que tem raízes na Lucânia, no Sul da Itália e que iniciou as operações em setembro de 1987, tendo à frente os irmãos Rocco e Giovanni, físicos de profissão. É a única vinícola produzindo vinhos na capital de São Paulo.

A Lucano produz uma boa variedade de rótulos, incluindo vinhos finos e vinhos de mesa, além de oferecer também alguns licores e cachaças muito agradáveis. Tudo produzido de forma artesanal pelo Rocco Lence que, além de um amigo pessoal, é uma pessoa encantadora e definitivamente apaixonado pelos vinhos que faz.

No dia 13/07/2022 a vinícola foi homenageada, pela Associação Comercial da Penha, por sua atuação na região em evento de comemoração ao dia do comerciante.


Os vinhos:

Começando pelos vinhos de mesa, que são elaborados com variedades de uvas não viníferas, como a Bordô e a Isabel, são naturalmente mais simples mas elaborados num processo cuidadoso e minucioso, o que assegura a sua qualidade. São vinhos honestos, bem feitos e comercializados em preços extremamente justos.

Os vinhos finos, elaborados com variedades viníferas, como as tradicionais e bem conhecidas, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat, já são vinhos mais intensos e elegantes, muito bem elaborados e que passam por amadurecimento em barricas de carvalho e, posteriormente, em garrafas. São muito bons vinhos e que merecem ser apreciados por você.

Don Gianni Reserva Tannat:

Agora, vem o meu destaque dessa matéria, que é para o rótulo Don Gianni Reserva Tannat 2014, um vinho muito intenso, elaborado com 100% da uva Tannat, tendo estagiado 36 meses em barricas novas de carvalho francês e mais 18 meses em garrafa. O vinho, que foi cuidadosamente elaborado pelo Rocco e pela Lucano, é em homenagem ao seu irmão Giovanni, falecido já há alguns anos.

O vinho apresenta uma cor vermelho rubi intensa, com aromas frutados intensos e agradáveis, sendo amplo e volumoso em boca. Evolui agradavelmente bem na taça indo aos poucos deixando de lado uma certa acidez e adstringência, características dessa casta, passando aos poucos, a evidenciar toda a sua força e plenitude. É ótimo no acompanhamento de carnes vermelhas, carnes de cordeiro, embutidos e queijos de sabor mais intenso.

A uva Tannat:

O nome Tannat deriva do dialeto Tané do Béarn, que significa “colorido como o tan”, em referência à cor escura das uvas e, também, possivelmente, ao seu alto teor de tanino. Sua origem é a região de Madiran, no Sudoeste da França, de onde chegou ao Uruguai, na segunda metade do século XIX. Dada à facilidade de adaptação ao solo, ao clima e à localização geográfica privilegiada, tornou-se popular e emblemática nesse país, tendo adquirido características próprias e produzindo, na atualidade, mais vinhos de Tannat do que na própria França. Por volta de 1980, foi a vez do Brasil receber as primeiras mudas dessa variedade, vindas do Uruguai, e assim, dar inicio à produção dos vinhos.

Dentre as características mais marcantes da Tannat, destaco seus vinhos, normalmente potentes e de bom corpo, de acidez elevada e com uma adstringência pronunciada. A maior concentração de taninos a torna mais rica em resveratrol, um polifenol que tem propriedades antioxidantes e sendo de grande benefício à saúde das pessoas, segundo fontes ligadas à área médica.

Visite a vinícola:

A Vinícola está localizada na Rua Mirandinha 888, no bairro da Penha de França, em São Paulo/SP, e está sempre de portas abertas para receber àqueles que querem conhecer seus vinhos e, também, as suas instalações. Dependendo do dia, é possível, também, fazer degustações. 

Informe-se sobre dias e horários de funcionamento e visitação, o que pode ser feito através do site, email, whatsapp ou telefone da vinícola. Fácil acesso pela Marginal Tietê, Radial Leste e bem próxima das estações do metrô, Penha e Vila Matilde.

Visite a vinícola e conheça seus vinhos. Garanto a você que irá gostar!

Visite a Lucano e conheça o Rocco:


Se você gostou da matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, é só me seguir nesse Blog. 

Clique aqui e até breve!



Comentários

  1. O Vinho é o sabor que realmente reuni amigos de verdade, porque são feito para degustarem e saborear uma reunião prazerosa

    ResponderExcluir
  2. Sempre ótimo, mesmo! Obrigado por opinar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por opinar e participar deste blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Provence

O Palácio dos Papas em Avignon