Nero d´Avola, a uva da Sicília.
Se você é aquela pessoa que diz gostar mesmo de vinhos, reserve-se ao direito de experimentar, ao menos uma vez, um bom vinho italiano.
São muitos os vinhos, diversas regiões, inúmeros produtores e uma grande variedade de uvas (castas). Mas para não nos perdermos nas escolhas eu vou apresentar a você um vinho da Sicília do qual eu gosto muito e que é elaborado com a casta Nero d´Avola.
Mas antes vamos conhecer um pouco da Itália, da Sicília e da uva.
A Itália
A Itália além de ser o segundo maior produtor mundial de vinhos é também um dos países mais antigos nessa cultura. Sua geografia propicia enorme diversidade de micro climas e isso faz com que tais características sejam refletidas nos vinhos.
São aproximadamente novecentos mil vinhedos registrados, trezentos e cinquenta e cinco tipos de uvas auctóctones, ou seja, nativas daquela região, e ainda algo em torno de quatro mil vinhos documentados.
Não é pouco, certo?
A Sicília
A Sicília, por sua vez, é a maior ilha do mediterrâneo. Está localizada no ao extremo Sul da Itália, contando com 25,7 mil km de extensão, tendo a cidade de Palermo por capital.
O clima é tipicamente mediterrâneo, quente e árido na faixa costeira, temperado e úmido na parte central. As condições climáticas por vezes extremas, são influenciadas pela presença do mar, com ventos fortes, chuvas torrenciais no inverno alternadas com altas temperaturas e solo excepcionalmente variado. Por isso tudo a Sicília apresenta um dos terroirs mais variados do planeta.
A uva nativa da região é a Nero d'Avola, tambem conhecida como príncipe da viticultura italiana. Seus vinhedos são atualmente os mais difundidos na região. A uva possui elevada quantidade de açúcar e acidez moderada, produzindo vinhos perfumados, frutados e robustos.
Os vinhos
Mas como você já deve ter ficado com água na boca, eu vou parando por aqui, mas antes deixo a indicação do vinho “Masseria Trajone Nero d´Avola” que eu considero um vinho muito bom.
Agrada a gregos e troianos, além de ter uma ótima relação custo-benefício. Todas as pessoas para quem indiquei esse vinho, ficaram felizes com a compra, agradeceram pela indicação e voltaram a comprar.
Conheça um pouco mais desse vinho. Compre uma garrafa, convide alguns amigos e experimente. Depois me fale o que achou.
Se você gostou da matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, é só me seguir nesse Blog.
Clique aqui e até breve!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por opinar e participar deste blog.