Taças
Entendo que a taça, é para o apreciador de vinhos, o que a flauta é para o músico e a raquete, para o tenista. O instrumento.
Ela não precisa ser necessariamente cara, mas deve ser boa e adequada para cada tipo de vinho. Sem isso ela não irá evidenciar adequadamente os aromas e sabores dos vinhos.
A cor deve ser sempre transparente, ter haste e seu bojo com capacidade para 350ml a 470ml. O material deve ser cristal, pois sendo mais fina possibilitará um contato mais leve e sutil com a sua boca.
Cada formato de taça sensibiliza os seus nervos gustativos, da língua e do céu da boca, de formas diferentes. Algumas taças evidenciam a acidez, outras os aromas, e por ai vai.
A taça é uma mera coadjuvante do espetáculo de degustação do vinho e, embora peça importante, não deve aparecer mais do que o próprio vinho.
Você que está iniciando procure ficar apenas com os três tipos básicos de taças que apresentei. Isso simplificará bastante e permitirá que você brinque com todo tipo de vinho. Depois você pode evoluir para outras opções, que diga-se de passagem, são muitas.
Taça para o espumante:
A taça para espumantes, também conhecida por flute ou flauta, tem o corpo alongado e a borda estreita. Isso possibilita concentrar as perlages ou borbulhas e direciona toda a efervescência e frescor da bebida, diretamente ao seu nariz e boca, ampliando com isso as sensações aromáticas e gustativas.
Taça para o vinho tinto mais encorpado:
Para os vinhos tintos mais encorpados, como um cabernet sauvignon, utilize taças de bojo mais largo. Sirva o equivalente a um terço da área da taça e deixe espaço livre para que você possa circular o vinho pela taça, colocando-o em contato com o ar, abrindo assim os seus aromas.
Taça para o vinho branco e tintos leves:
Para os vinhos brancos e tintos leves, você pode utilizar taças de bojo mais estreito e alongado. Esse formato de taça irá evidenciar o frescor e a acidez característicos dos vinhos brancos e irá atender bem aos demais tintos que não precisam de muito contato com o ar.
Tem uma frase da qual gosto muito que diz “taças bonitas e elegantes agradam aos olhos e, quando certas, possibilitam grandes experiências de degustação”. Escolha a taça adequada para cada tipo de vinho e surpreenda-se!
Agora faça a prova. Utilize modelos diferentes de taças para degustar um mesmo vinho. Faça o teste também usando as taças adequadas para cada tipo de vinho.
Observe os resultados, compare, anote as suas impressões e depois me fale. Ótima degustação!
Se você gostou da matéria e quer saber mais sobre esse e outros temas, é só me seguir nesse Blog.
Clique aqui e até breve!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por opinar e participar deste blog.