Postagens

Mostrando postagens de 2015

A Culinária Japonesa

Imagem
  Você já deve ter notado que a  culinária japonesa  já conquistou o paladar do consumidor brasileiro e já é uma das opções preferidas pelas pessoas. Restaurantes dessa especialidade se fazem presentes por todos os cantos. A comida, além de muito saborosa é tida, pelo público em geral, como sendo extremamente saudável.  O corpo e a mente agradecem. E é sempre bom nos reunirmos com amigos, para um almoço ou jantar, onde possamos nos deliciar com sushis, sashimis, temakis ou outras especialidades dessa fantástica culinária. Mas quando incluímos um bom vinho ou espumante, para acompanhamento e harmonização, ai sim a coisa fica prá lá de boa.

Moscatéis em festa no Brasil!

Imagem
  Farroupilha é um município brasileiro, do estado do Rio Grande do Sul, cuja área é de 359,3 km². Está localizado na região metropolitana da Serra Gaúcha, distante 110 km da capital do estado, Porto Alegre. É a terceira maior cidade da região com população estimada de 70 mil habitantes. De sua economia constam o polo coureiro-calçadista, é a capital nacional da malha, a maior produtora de kiwi e de uva moscato em nosso país.

A Pizza e o Vinho

Imagem
  Aqui temos dois companheiros eternos e inseparáveis da gastronomia moderna. O vinho com seus encantos aromáticos e a pizza com toda a sua variedade de sabores. Juntos tornam o simples ato de comer e beber em um ritual eno-gastronômico prazeroso e divertido, em especial se estamos na companhia das pessoas de quem mais gostamos. A Pizza tem sua origem na Itália, tornando-se famosa no mundo inteiro. É elaborada em um disco de massa, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados, como queijos, carnes, ervas. Atualmente temos opções de pizzas doces também.

Enogastronomia e Turismo

Imagem
  Você que aprecia vinhos sabe muito bem que não há nada melhor do que tê-lo acompanhado de uma boa comida. Mas quando conseguimos harmonizar esses dois elementos, de forma satisfatória, temos como resultado uma experiência enogastronômica muito prazerosa. E é nisso que consiste a enogastronomia: harmonizar vinhos e alimentos, numa refeição, de forma mais adequada. Os grandes Chefs buscam também utilizar o vinho no preparo dos pratos de forma a realçar o sabor dos alimentos ou ainda para incrementar os aromas numa variedade de molhos. História Fato é que o vinho sempre esteve intimamente ligado a história do homem. Surgido no Cáucaso, num período que data entre 7000-5000 a.C, teve presença marcante nas civilizações egípcia, grega, romana, espalhando-se posteriormente por todos os cantos do mundo. O Vinho e o Alimento Mas o bacana e interessante no casamento entre vinhos e alimentos é que a variação entre os elementos são muito diferentes em cada canto do mundo. Elas não variam apen...

Suco de Uva e a Saúde

Imagem
  17 Fevereiro 2015 Recentemente eu postei um artigo de nome “Vinho e Saúde” onde abordei os benefícios do vinho para a sua saúde e falei sobre os inúmeros componentes, presentes na uva, estando dentre eles o resveratrol. Falei também que esses benefícios são alcançados desde que haja regularidade no consumo, moderação e inexistência de contraindicações de ordem médica. Porém, em especial para você que por algum motivo, não gosta ou não pode tomar bebidas com álcool, vai aqui a dica de um produto natural, delicioso, saudável e com maiores benefícios do que o do vinho para a saúde. Pois além de ser mais nutritivo, ele não carrega os efeitos do álcool: O Suco de Uva Integral.

O Vinho e a Saúde

Imagem
  Quatro séculos antes de Cristo, Hipocrátes, pai da medicina, já fazia citações sobre as propriedades medicinais do vinho. Dois séculos mais tarde Claudio Galeno também o indicava para o tratamento de afecções diversas. Mas o importante para você que gosta de vinhos é saber que, além de agradável, o vinho é uma bebida extremamente saudável e que apresenta uma série de benefícios à saúde. A lista dos benefícios é extensa, porém para usufruir desses benefícios é preciso que haja regularidade no consumo, moderação e inexistência de contraindicações de ordem médica. 

Climatizadoras

Imagem
  Você que é apaixonado por vinhos e procura sempre tê-los à mão, seja para o seu dia a dia, ou para as demais ocasiões, já deve ter-se perguntado se o uso de uma climatizadora poderia ajudá-lo de alguma forma, não é mesmo?  Pois hoje nós vamos falar um pouco sobre isso. De início você precisa saber que, se a quantidade de vinhos que você mantem em sua casa ou escritório não é tão grande, a climatizadora pode não ser assim tão necessária. Porém ela será sempre um diferencial para seus vinhos e para seus momentos de prazer, além de que, cada vez mais, os modelos de climatizadoras vem sendo projetados para servirem também como peças de decoração no seu ambiente. Vamos aos principais aspectos a serem considerados na escolha da climatizadora mais adequada às suas necessidades.

Vinhos do Brasil

Imagem
  Durante séculos houveram várias tentativas, não bem sucedidas, de implantação das videiras europeias em nosso país, sendo que somente a partir de 1970 quando várias empresas multinacionais aqui chegaram trazendo conhecimento e equipamentos mais modernos é que foi possível ter a ambição de iniciar a produção de vinhos de maior qualidade. É bom lembrar que até então por aqui tinhamos basicamente os famosos vinhos de garrafão.  Hoje o Brasil conta com cinco grandes regiões vinícolas desenvolvidas sendo elas a Serra Gaucha, a região da Campanha Gaúcha, a Serra Catarinense, o Vale do Rio São Francisco e a região serrana de Minas Gerais. O Brasil produz vinhos de excelente qualidade e exporta para diversos países do mundo.

Uva Susumaniello

Imagem
  Talvez você ainda não tenha ouvido falar da uva Susumaniello. De fato ela é pouco conhecida. Sua origem é a Dalmácia, no sul da Croácia, e seu nome deve-se por conta de sua boa produtividade quando jovem. Alguns dizem também que a origem do nome é decorrente da expressão “carregado como um burro”, também em referência à produtividade do animal. Fato é que após dez anos de idade da videira, a uva já não produz tanto e talvez por isso os produtores não tenham por ela grande interesse comercial. Atualmente é cultivada em apenas 200 acres na Itália, todos na região de Puglia, sendo extremamente rica em açúcares, com boa acidez e altos níveis de antocianinas o que permite-lhe produzir excelentes vinhos.